Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Como funciona a pesagem no Bolsa Família? É obrigatório?

O Bolsa Família é um Programa do governo Federal que melhora as condições de vida das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, combatendo a fome e garantindo o acesso aos direitos sociais básicos como saúde, educação, alimentação e lazer. Para participar do programa é preciso cumprir alguns requisitos, dentre eles a pesagem no Bolsa Família para crianças e mulheres.

Requisitos para participar do Bolsa Família

Para estar no programa é preciso estar inscrito no cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, após solicitar a participação no Bolsa Família, deve-se aguardar a seleção mensal feita pelo Órgão responsável.

As crianças precisam estar na escola e as gestantes precisam realizar o pré-natal conforme o calendário do Ministério da Saúde. Também é preciso manter em dia o cartão de vacinação das crianças até 7 anos de idade, que também tem que realizar a pesagem no Bolsa Família 2020, da mesma forma que todas as mulheres de 14 a 44 anos.

A frequência escolar além do comprovante de matrícula também é uma exigência. As crianças até 15 anos devem ter uma frequência igual ou superior a 85 % e os adolescentes de 16 e 17 anos precisam ter frequência de 75 %.

Como funciona a pesagem no Bolsa família?

Como funciona a pesagem no Bolsa Família

Como funciona a pesagem no Bolsa Família

A pesagem no Bolsa Família é realizada duas vezes ao ano e serve para monitorar a saúde das crianças e mulheres na faixa etária definida. Com a pesagem pode-se identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e assim sabe-se que as famílias não estão fazendo uso do auxílio corretamente.

Quem deve participar da pesagem são os beneficiários convocados, que ficam obrigados a realizar a pesagem no prazo informado no momento da convocação. Caso não o façam, o benefício pode ser suspenso ou cancelado definitivamente.

Saiba mais sobre suspensão e cancelamento neste artigo.

Veja aqui como realizar o pedido de reversão de cancelamento do Bolsa Família.

A convocação somente enquadra crianças de até 7 anos de idade e mulheres de 14 a 44 anos. As famílias devem ficar atentas aos avisos divulgados pelo Cras – Centro de referência e assistência social bem como nas unidades de saúde dos municípios (postos de saúde, clínicas da família, etc.)

Veja a importância do Bolsa família e porque o programa precisa ser levado a sério

O Programa Bolsa Família vem mudando a vida de muitos brasileiros. Famílias de todo o país, em situação de pobreza, tem direito ao benefício. Confira tudo sobre o Programa neste artigo, veja quem tem direito ao Bolsa Família e aprenda como se cadastrar da forma correta para manter o seu benefício. Saiba mais.

A Constituição cita os direitos sociais que devem ter todos os cidadãos brasileiros e o Programa Bolsa Família serve para garantir esses direitos a todas as famílias carentes no país. Mais de 14 milhões de famílias são acolhidas pelo Governo Federal desde o início do Bolsa Família.

 

Compartilhe este artigo para que mais pessoas entendam a importância da pesagem no Bolsa Família.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.