Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Quem recebe Bolsa Família pode receber Seguro-Desemprego?

Uma das dúvidas mais comuns a respeito de benefícios sociais é a possibilidade de acumular mais de um tipo de benefício, e saber se quem recebe Bolsa Família pode receber seguro-desemprego certamente está entre as que mais são feitas a todos os atendimentos sobre o tema.

A verdade é que Bolsa Família e seguro-desemprego são bastante distintos. Na prática, eles nem mesmo pertencem a uma mesma área de política de distribuição de renda. Por isso, é seguro dizer que quem recebe Bolsa Família 2020 pode receber seguro-desemprego, mas isso não significa que todo segurado ainda poderá receber o benefício social.

Por isso, elaboramos este artigo explicando as diferenças entre um e outro, quando eles podem acumular, e como saber se você ainda estará dentro das condições do benefício:

Quem recebe Bolsa Família pode receber Seguro-Desemprego

Quem recebe Bolsa Família pode receber Seguro-Desemprego

A diferença entre seguridade e benefício social

Como mencionado, há uma grande diferença entre o Bolsa Família e o seguro-desemprego. O seguro desemprego é uma questão de seguridade social, ou seja: um trabalhador regular contribui com o INSS com parte de sua remuneração e, se ficar desempregado, receberá uma compensação temporária para que mantenha condições financeiras de sustentar-se enquanto busca um novo trabalho.

Já um programa social como o Bolsa Família atende a uma pauta de erradicação de extrema pobreza e da pobreza no país. Sua intenção é dar as condições básicas para que questões como a fome, a falta de abrigo e a absoluta falta de recursos sejam reparadas na medida do possível.

Se, mesmo contando com o seguro desemprego, uma família segue nas situações que o programa Bolsa Família considera passíveis do benefício, é lógico concluir que este núcleo familiar ainda se enquadra em condições que precisam de auxílio material

Afinal, quem recebe Bolsa Família pode receber seguro-desemprego?

Como mencionado nos tópicos anteriores, quem recebe Bolsa Família pode receber seguro-desemprego, sim. Isso só acontecerá, no entanto, se mesmo com o recebimento do seguro-desemprego, a família ainda se encaixar nos quadros de extrema pobreza ou pobreza, preenchendo as exigências do programa.

Vale considerar que o recebimento do seguro-desemprego pressupõe que até alguns meses atrás a família contava com uma fonte de renda vinda de um trabalho. Se ela já recebia o Bolsa Família, é improvável que a perda de emprego que levou à ativação do seguro-desemprego resulte em uma elevação da renda a ponto de sair dos parâmetros do programa.

Quais são os requisitos para que a família possa continuar recebendo os dois benefícios?

Os requisitos para saber se quem recebe Bolsa Família pode receber seguro-desemprego são basicamente os mesmos do programa social.

Isso quer dizer que estarão aptas ao seu recebimento as famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 89,00, e aquelas em situação de pobreza, com renda per capita de até 178,00, que tenham filhos menores de idade, gestantes ou nutrizes em sua composição familiar.

Ainda em dúvida? Saiba com quem entrar em contato:

Se você leu nosso texto e ainda tem dúvidas sobre o assunto, é possível deixar um comentário aqui mesmo, ou então entrar em contato com o CRAS ou serviço de Assistência Social em seu município.

Há, ainda, os telefones gratuitos de atendimento do Bolsa Família, que são o 0800 726 0207 e o 0800 707 2003.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.