Scroll Top

Sobre o Bolsa Família

Requisitos para Receber Bolsa Família – Lista Completa

Para receber o auxílio financeiro do Programa Bolsa Família os beneficiários precisam cumprir alguns requisitos, do contrário poderão ter seu dinheiro bloqueado, suspenso, ou até mesmo cancelado. As exigências de permanência no programa visam garantir o acesso das famílias carentes aos direitos sociais de saúde e educação. Conheça todos os requisitos para receber Bolsa família 2019 agora.

Entenda melhor os objetivos do Programa Bolsa Família

Entenda melhor os objetivos do Programa Bolsa Família

Entenda melhor os objetivos do Programa Bolsa Família

A Constituição cita os direitos sociais que devem ter todos os cidadãos brasileiros e o Programa Bolsa Família serve para garantir esses direitos a todas as famílias carentes no país. Mais de 14 milhões de famílias são acolhidas pelo Governo Federal desde o início do Bolsa Família.

Os objetivos do Bolsa Família são combater a pobreza e a fome, promovendo a segurança nutricional e alimentar, além de outras privações das famílias mais humildes do País. Além disso, o Programa também visa promover o acesso a serviços públicos como saúde, assistência social, educação, enfim, serviços públicos em geral.

Para receber o benefício, você deve, primeiro, se inscrever no Cadastro Único, como Responsável pela família a ser assistida. Para isso, vá até o setor responsável da sua cidade. Caso não saiba onde fica o local, procure orientação no Cras. O Cras é o Centro de Referência e Assistência Social que existe em vários bairros e com certeza, tem um próximo da sua casa. Muitas vezes, o próprio Cras pode fazer o seu cadastramento. Aproveite esta matéria e confira seu calendário do Bolsa Família 2020.

Para receber o benefício, você deve, primeiro, se inscrever no Cadastro Único, como Responsável pela família a ser assistida. Para isso, vá até o setor responsável da sua cidade. Caso não saiba onde fica o local, procure orientação no Cras. O Cras é o Centro de Referência e Assistência Social que existe em vários bairros e com certeza, tem um próximo da sua casa. Muitas vezes, o próprio Cras pode fazer o seu cadastramento.

Veja agora a lista completa dos Requisitos para receber Bolsa Família 2019

Requisitos para Receber Bolsa Família 2019

Requisitos para Receber Bolsa Família 2019

Para este ano de 2019, nada mudou. Os requisitos são os mesmos, como você pode conferir abaixo:

  • Renda mensal de até R$ 177,00 por pessoa da família;
  • Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal;
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos;
  • Seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam).

Além disso as famílias selecionadas precisam participar da pesagem no Bolsa Família. Crianças de até 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos podem ter sido convocadas. Fique atento e se quiser saber mais sobre a pesagem veja este artigo completo.

 

Deixe sua dúvida nos comentários. O que você gostaria de saber sobre o Bolsa Família?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.